Indicadores socioeconomicos – Tupã – São Paulo

Atual realidade socioeconômica do Município de Tupã

 

A 490 quilômetros da capital e com pouco mais de 65 mil habitantes, Tupã carrega a

vocação de um centro comercial diversificado. Fundada em 12 de outubro de 1929, está posicionada no centro do triângulo formado por Araçatuba (98 quilômetros), Presidente Prudente (115 quilômetros) e Marília (74 quilômetros), uma das regiões mais prósperas do Oeste Paulista. Mas apesar de ser menor em número de habitantes, Tupã não perde consumidores para as vizinhas imponentes. A localização privilegiada fez dela um pólo regional de negócios para um público consumidor de cerca de 150 mil pessoas, habitantes de dez municípios em um raio de 100 quilômetros (Bastos,Herculândia, Iacri, Queiroz, Arco-Íris, Quintana, Pompeia, Quatá, Parapuã e Rancharia).

 

O comércio é o principal empregador em Tupã. As cerca de 2 mil empresas constituídas no varejo geram pelo menos 5 mil postos de trabalho, o que corresponde a 26% da população economicamente ativa no município, um contingente de 18.962 trabalhadores, segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2015. O restante do pessoal ocupado está distribuído nos setores metalúrgico e moveleiro, nas indústrias alimentícia e de implementos agrícolas. Outra área forte na cidade é a da educação.

 

O município abriga quatro centros universitários que somam 25 cursos presenciais: o campus da Universidade de São Paulo (Unesp); a Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Empresas (Faccat); a Faculdade de Direito da Alta Paulista (Fadap)/Faculdade da Alta Paulista (FAP); e Faculdades Esefap/Uniesp S/A. “Atendemos às necessidades da população de Tupã e dos municípios em volta. É muito mais fácil, prático, rápido e econômico estudar aqui do que nas cidades de Araçatuba, Prudente e Marília, principalmente pela distância”, declara o diretor-geral da Fadap, Carlos Messas, uma das mais tradicionais faculdades locais.

Fundada há 49 anos, a Fadap começou com o curso de Direito, sendo a pioneira na região de Tupã. Para Messas, a educação e a força econômica do comércio e da agricultura são responsáveis pelo destaque que a cidade mantém na região do Oeste Paulista. Além das universidades, há 11 cursos técnicos oferecidos pela Etec e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Essa rede de educação atende pelo menos 4 mil estudantes, um terço deles, segundo estimativa do Sincomercio, oriundos de cidades vizinhas que viajam todos os dias em ônibus fretados. É uma concentração de futuros formandos que gera oportunidades de negócio, especialmente para o ramo de fotografia. Segundo a Associação Comercial e Industrial de Tupã (Acit), o segmento de formaturas é explorado por cerca de 70 empresas.

 

Boa parte dos recursos que impulsionam o comércio local é produzida pelo agronegócio. Na década de 1940, a produção do algodão levou a Tupã as Indústrias Matarazzo e a Sambra (Moinhos Santista). “Com o passar do tempo, elas foram para outros parques”, lembra Zamora. Nos anos de 1960, o café começou a ditar as regras na agricultura. Mas após a crise na década seguinte, o amendoim chegou para ficar. “Desde então, o comércio vem se fortalecendo e está se expandindo para os bairros. Na região denominada ‘Nova Tupã’ já temos lotéricas, supermercados, correspondentes bancários. Tupã tem tudo para manter seu crescimento”, afirma.

 

O presidente da Acit, Dirceu Michelan, também destaca a inauguração da ponte que liga Pauliceia a Brasilândia, no Mato Grosso do Sul, há cerca de dez anos, como fator que ajudou no desenvolvimento do município. “Com isso, tornamo-nos um ponto de passagem obrigatória para o escoamento da produção agrícola, o que movimenta ainda mais o nosso comércio. Estamos nos transformando em um ramal logístico”, explica Michelan. “Além disso, há um projeto de reativação da linha férrea para o despacho de cargas. Isso pode desenvolver ainda mais o setor de transportes da cidade”, conclui. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *